sábado, 15 de novembro de 2008

Online e a comunidade


Olá a todos, após muitas leituras, dentro do tema EaD e todos os conceitos a ela ligados, sinto-me como o adulto que ao contrário do que é esperado para este tipo de cursos, e tal como frisou Moran, que EaD é mais para adultos com maturidade e experiência, não sinto maturidade e apetência suficiente para entrar neste tipo de construções e abordagens. Daí me sentir como um adulto/aluno preguiçoso, e com falta de motivação para este tipo de construções.
Reconheço que este tipo de actividades são uma mais valia, e delas tiro sempre novos conhecimentos e novas formas de aprender, mas o simples facto de ter como principal instrumento de trabalho o PC, e depois ser levada a continuar ao fim da tarde sentada enfrente ao mesmo, só por si, não me ajuda a encontrar motivação!

Este é um processo de aprendizagem solitário? Nem por isso, mas ainda assim depende de mim torná-lo mais interactivo, depende da minha participação.
Tenho vindo a perceber, que neste tipo de aprendizagem, criam-se amizades, criam-se grupos de trabalho, de inter-ajuda, de clarificação de conceitos, na verdade existe uma grande diversidade de meios e conteúdos com os quais se pode trabalhar em conjunto.
Com o uso das novas tecnologias, novas formas de interacção e actividade social estão surgindo, o uso das novas tecnologias tem levado a perceber, que estas não devem ser usadas apenas para apresentar materiais e conteúdos, mas que o seu uso deve ser mais abrangente, deve ir muito além disso, criando ligações entre os alunos, de forma a que estes criem comunidades de aprendizagem e ensino enriquecedoras, flexiveís e dinâmicas, onde se reflecte e melhora conceitos e assim se aperfeiçoam e melhoram conhecimentos num ambiente contínuo de aprendizagem, por outro lado se assim não for, os meios tecnológicos ao dispor serão desperdiçados.