SlideShare uma empresa Scribd logo
No ensino à distância a sala de aula
Ensino à DistâNcia E O Professor
Segundo Moran : –  É um processo de aprendizagem que faz uso de novas tecnologias, tais como: Internet; correio; rádio; TV; vídeo; CD-ROM, assim como outras tecnologias semelhantes. -Neste processo de aprendizagem o professor e aluno estão separados espacial e temporalmente, no entanto existe interacção e interlocução entre professor/aluno/ professor e entre alunos.
Pedagógica – formula objectivos comuns ao grupo, atribui tarefas e problemas, sugere leituras, coloca questões de forma criativa e estimulante, encoraja à participação, estimula a reflexão e modera discussões. Social – fala de interacção positiva e coesão entre o grupo. Promoção de encontros entre os estudantes do mesmo grupo, para que se conheçam melhor e criem relacionamentos.
Administrativa – estabelecimento com o grupo de horários, procedimentos a ter ao longo do curso, responsabilidades, saber gerir as necessidades do grupo, ou individuais que surjam. Planificação de materiais que melhor se coadunam com o grupo e tecnologias a adoptar. Técnica – criação de rotinas para a utilização de meios de comunicação por forma a não serem tropeço para o aprender e estudar do aluno.
Motivador -  de realização de tarefas e actividades    planeadas Facilitador –  de processos interactivos entre alunos Moderador – de discussões entre alunos  Colaborador – ajuda o aluno na construção do    conhecimento Cooperativo – na resolução de problemas, atento a ajudar Comunicativo – utiliza ferramentas de comunicação Colega – inspirador de confiança
Morgado, Lina; in: Discursos, III Série, nº especial, pp. 125-138, Univ. Aberta, 2001 “ O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades Moran, José Manuel; “O que é educação a distância”

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (18)

Monografia auta
Monografia autaMonografia auta
Monografia auta
rositalima
 
Monografia
MonografiaMonografia
Monografia
Auta Fernandes Costa
 
Monografia
MonografiaMonografia
Monografia
Auta Fernandes Costa
 
Monografia tecnologias em educação - puc rio
Monografia   tecnologias em educação - puc rioMonografia   tecnologias em educação - puc rio
Monografia tecnologias em educação - puc rio
Auta Fernandes Costa
 
Monografia tecnologias em educação - puc rio
Monografia   tecnologias em educação - puc rioMonografia   tecnologias em educação - puc rio
Monografia tecnologias em educação - puc rio
Auta Fernandes Costa
 
Monografia
MonografiaMonografia
Monografia
Auta Fernandes Costa
 
O uso das NTICs na EAD
O uso das NTICs na EADO uso das NTICs na EAD
O uso das NTICs na EAD
Camila da Silva
 
Conceitos de educação aberta e a distancia
Conceitos de educação aberta e a distanciaConceitos de educação aberta e a distancia
Conceitos de educação aberta e a distancia
Joao Roque
 
Uso das NTICs na EaD
Uso das NTICs na EaDUso das NTICs na EaD
Uso das NTICs na EaD
SKdSN
 
4 an zamklbv08iiefmzcpaucuz6p8wconk8ncneme
4 an zamklbv08iiefmzcpaucuz6p8wconk8ncneme4 an zamklbv08iiefmzcpaucuz6p8wconk8ncneme
4 an zamklbv08iiefmzcpaucuz6p8wconk8ncneme
Reginaldo Nascimento da Silva
 
Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccional
João Pinto
 
Contextualizando currículo, projetos e tecnologias
Contextualizando currículo, projetos e tecnologiasContextualizando currículo, projetos e tecnologias
Contextualizando currículo, projetos e tecnologias
mariaestery12
 
Slide ad2 ead flávia e jéssica final
Slide ad2 ead flávia e jéssica finalSlide ad2 ead flávia e jéssica final
Slide ad2 ead flávia e jéssica final
JessicaSSOliveira
 
Slide ad2 ead flávia e jéssica
Slide ad2 ead flávia e jéssicaSlide ad2 ead flávia e jéssica
Slide ad2 ead flávia e jéssica
Flávia Capistrano
 
Eadbl
EadblEadbl
Eadbl
Escola EB 2,3 D. António da Costa - Agrupamento de Escolas Emídio Navarro - Almada
 
Tecnologia aliada a educação
Tecnologia aliada a educaçãoTecnologia aliada a educação
Tecnologia aliada a educação
Peterson Tadeu Tomaz
 
Michael Moore - Distância Transacional
Michael Moore - Distância TransacionalMichael Moore - Distância Transacional
Michael Moore - Distância Transacional
MNE
 
Teoria Distancia Transacional
Teoria Distancia TransacionalTeoria Distancia Transacional
Teoria Distancia Transacional
Ana Toscano
 

Semelhante a Ensino à DistâNcia E O Professor (20)

EaD - A importancia do papel do professor
EaD - A importancia do papel do professorEaD - A importancia do papel do professor
EaD - A importancia do papel do professor
aneesther
 
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
valmirsouto
 
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
valmirsouto
 
Apresentação - Prof. Dr. José Lucas Pedreira
Apresentação - Prof. Dr. José Lucas PedreiraApresentação - Prof. Dr. José Lucas Pedreira
Apresentação - Prof. Dr. José Lucas Pedreira
valmirsouto
 
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
valmirsouto
 
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
valmirsouto
 
Trajetória pigead
Trajetória pigeadTrajetória pigead
Trajetória pigead
Renata Barbosa
 
Alexandra Simões T03 2101704.pptx
Alexandra Simões T03 2101704.pptxAlexandra Simões T03 2101704.pptx
Alexandra Simões T03 2101704.pptx
AlexandraSimes13
 
Comunicação e linguagem no AVA
Comunicação e linguagem no AVAComunicação e linguagem no AVA
Comunicação e linguagem no AVA
maritania.linux
 
Mac Orieva
Mac   OrievaMac   Orieva
Mac Orieva
Orieva
 
Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias
Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologiasEnsino e aprendizagem inovadores com tecnologias
Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias
Mayam Andrade
 
Dina pires e folio b-ead
Dina pires e folio b-eadDina pires e folio b-ead
Dina pires e folio b-ead
piresdina
 
A atuação do designer de interação na aproximação social entre aluno e profe...
A atuação do designer de interação na aproximação  social entre aluno e profe...A atuação do designer de interação na aproximação  social entre aluno e profe...
A atuação do designer de interação na aproximação social entre aluno e profe...
Silvia Ferreira
 
Aspetos relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades online
Aspetos relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades onlineAspetos relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades online
Aspetos relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades online
Adelaide Dias
 
Ativ01
Ativ01Ativ01
Ativ01
Semebber Lino
 
Competências phillipe
Competências phillipeCompetências phillipe
Competências phillipe
Camilla Sobral Santos
 
Power -point processos Pedagógicos Elearning
Power -point  processos Pedagógicos ElearningPower -point  processos Pedagógicos Elearning
Power -point processos Pedagógicos Elearning
Renata Duarte
 
Power- point processos pedagógicos Elearning
Power- point  processos pedagógicos ElearningPower- point  processos pedagógicos Elearning
Power- point processos pedagógicos Elearning
Renata Duarte
 
Power-point processos pedagógicos elearning
Power-point  processos pedagógicos elearningPower-point  processos pedagógicos elearning
Power-point processos pedagógicos elearning
Renata Duarte
 
Almeida
AlmeidaAlmeida
Almeida
deozianisimionatto
 
EaD - A importancia do papel do professor
EaD - A importancia do papel do professorEaD - A importancia do papel do professor
EaD - A importancia do papel do professor
aneesther
 
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
valmirsouto
 
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
valmirsouto
 
Apresentação - Prof. Dr. José Lucas Pedreira
Apresentação - Prof. Dr. José Lucas PedreiraApresentação - Prof. Dr. José Lucas Pedreira
Apresentação - Prof. Dr. José Lucas Pedreira
valmirsouto
 
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
valmirsouto
 
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
Apresentação - Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.
valmirsouto
 
Alexandra Simões T03 2101704.pptx
Alexandra Simões T03 2101704.pptxAlexandra Simões T03 2101704.pptx
Alexandra Simões T03 2101704.pptx
AlexandraSimes13
 
Comunicação e linguagem no AVA
Comunicação e linguagem no AVAComunicação e linguagem no AVA
Comunicação e linguagem no AVA
maritania.linux
 
Mac Orieva
Mac   OrievaMac   Orieva
Mac Orieva
Orieva
 
Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias
Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologiasEnsino e aprendizagem inovadores com tecnologias
Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias
Mayam Andrade
 
Dina pires e folio b-ead
Dina pires e folio b-eadDina pires e folio b-ead
Dina pires e folio b-ead
piresdina
 
A atuação do designer de interação na aproximação social entre aluno e profe...
A atuação do designer de interação na aproximação  social entre aluno e profe...A atuação do designer de interação na aproximação  social entre aluno e profe...
A atuação do designer de interação na aproximação social entre aluno e profe...
Silvia Ferreira
 
Aspetos relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades online
Aspetos relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades onlineAspetos relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades online
Aspetos relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades online
Adelaide Dias
 
Power -point processos Pedagógicos Elearning
Power -point  processos Pedagógicos ElearningPower -point  processos Pedagógicos Elearning
Power -point processos Pedagógicos Elearning
Renata Duarte
 
Power- point processos pedagógicos Elearning
Power- point  processos pedagógicos ElearningPower- point  processos pedagógicos Elearning
Power- point processos pedagógicos Elearning
Renata Duarte
 
Power-point processos pedagógicos elearning
Power-point  processos pedagógicos elearningPower-point  processos pedagógicos elearning
Power-point processos pedagógicos elearning
Renata Duarte
 

Último (20)

Boletim informativo "Contacto" - abril de 2025
Boletim informativo "Contacto" - abril de 2025Boletim informativo "Contacto" - abril de 2025
Boletim informativo "Contacto" - abril de 2025
Bibliotecas Escolares AEIDH
 
Slides Lição 2, Betel, A proposta de Faraó - Um convite.pptx
Slides Lição 2, Betel, A proposta de Faraó - Um convite.pptxSlides Lição 2, Betel, A proposta de Faraó - Um convite.pptx
Slides Lição 2, Betel, A proposta de Faraó - Um convite.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
Exercícios sobre notícia e reportagem(1).PDF
Exercícios sobre notícia e reportagem(1).PDFExercícios sobre notícia e reportagem(1).PDF
Exercícios sobre notícia e reportagem(1).PDF
Eduardo Almeida Falleiros Terçariol
 
Globalização e Neoliberalismo análise.pptx
Globalização e Neoliberalismo análise.pptxGlobalização e Neoliberalismo análise.pptx
Globalização e Neoliberalismo análise.pptx
ssuserca5163
 
Nematelmintos. Nematelmintos.Nematelmintos.
Nematelmintos. Nematelmintos.Nematelmintos.Nematelmintos. Nematelmintos.Nematelmintos.
Nematelmintos. Nematelmintos.Nematelmintos.
SorayaLuz3
 
Normas da Resvista Horizonte - UTDEG 2025
Normas da Resvista Horizonte - UTDEG 2025Normas da Resvista Horizonte - UTDEG 2025
Normas da Resvista Horizonte - UTDEG 2025
helpdesk554516
 
EF_PR_LP_06_vol1_2021_versão preliminar.pdf
EF_PR_LP_06_vol1_2021_versão preliminar.pdfEF_PR_LP_06_vol1_2021_versão preliminar.pdf
EF_PR_LP_06_vol1_2021_versão preliminar.pdf
Eduardo Almeida Falleiros Terçariol
 
slide de aula 4 Nova Ordem Mundial.pptx
slide de aula 4  Nova Ordem Mundial.pptxslide de aula 4  Nova Ordem Mundial.pptx
slide de aula 4 Nova Ordem Mundial.pptx
ssuserca5163
 
Seção 5 - A Ética e Outras Ciências (Texto original de Vázquez).pdf
Seção 5 - A Ética e Outras Ciências (Texto original de Vázquez).pdfSeção 5 - A Ética e Outras Ciências (Texto original de Vázquez).pdf
Seção 5 - A Ética e Outras Ciências (Texto original de Vázquez).pdf
Benedito Luciano Antunes de França
 
SLIDES RESUMO 1º TRIMESTRE DE 2025 CENTRAL GOSPEL.pptx
SLIDES RESUMO 1º TRIMESTRE DE 2025 CENTRAL GOSPEL.pptxSLIDES RESUMO 1º TRIMESTRE DE 2025 CENTRAL GOSPEL.pptx
SLIDES RESUMO 1º TRIMESTRE DE 2025 CENTRAL GOSPEL.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
Seção 4 - Ética e Filosofia (Texto original de Vázquez).pdf
Seção 4 - Ética e Filosofia (Texto original de Vázquez).pdfSeção 4 - Ética e Filosofia (Texto original de Vázquez).pdf
Seção 4 - Ética e Filosofia (Texto original de Vázquez).pdf
Benedito Luciano Antunes de França
 
Gênero textual e tipologia textual suas características
Gênero textual e tipologia textual suas característicasGênero textual e tipologia textual suas características
Gênero textual e tipologia textual suas características
EdclebertonAndrade3
 
apresentacao -30 CIAED - doacao Missao Bologna 2025.pdf
apresentacao -30 CIAED - doacao Missao Bologna 2025.pdfapresentacao -30 CIAED - doacao Missao Bologna 2025.pdf
apresentacao -30 CIAED - doacao Missao Bologna 2025.pdf
FredericoPecorelli4
 
TIPOS DE ADJETIVOS. EXPLICAÇÃO E DEFINIÇÃO
TIPOS DE ADJETIVOS. EXPLICAÇÃO E DEFINIÇÃOTIPOS DE ADJETIVOS. EXPLICAÇÃO E DEFINIÇÃO
TIPOS DE ADJETIVOS. EXPLICAÇÃO E DEFINIÇÃO
TeresaMenesesMagalha
 
Atividade de arte - TANGRAM
Atividade  de arte    - TANGRAM Atividade  de arte    - TANGRAM
Atividade de arte - TANGRAM
Mary Alvarenga
 
Livro de Microbiologia_Biotecnologia.pdf
Livro de  Microbiologia_Biotecnologia.pdfLivro de  Microbiologia_Biotecnologia.pdf
Livro de Microbiologia_Biotecnologia.pdf
SC Fernandes
 
Resolução 351 consolidada - Comunidade Lis Soboll
Resolução 351 consolidada - Comunidade Lis SobollResolução 351 consolidada - Comunidade Lis Soboll
Resolução 351 consolidada - Comunidade Lis Soboll
giovannaqahal
 
mapa-mundi para aulas de geografia no terceiro ano do ensino medio
mapa-mundi para aulas de geografia no terceiro ano do ensino mediomapa-mundi para aulas de geografia no terceiro ano do ensino medio
mapa-mundi para aulas de geografia no terceiro ano do ensino medio
maria aparecida coelho lira
 
Anelídeos. ANELLIDA. FILO ANELLIDA. ANELIDEOS
Anelídeos. ANELLIDA. FILO ANELLIDA. ANELIDEOSAnelídeos. ANELLIDA. FILO ANELLIDA. ANELIDEOS
Anelídeos. ANELLIDA. FILO ANELLIDA. ANELIDEOS
SorayaLuz3
 
6ºAno Revisão Prova Paulista matemática 6ºano
6ºAno Revisão Prova Paulista matemática 6ºano6ºAno Revisão Prova Paulista matemática 6ºano
6ºAno Revisão Prova Paulista matemática 6ºano
Fabiane56
 
Slides Lição 2, Betel, A proposta de Faraó - Um convite.pptx
Slides Lição 2, Betel, A proposta de Faraó - Um convite.pptxSlides Lição 2, Betel, A proposta de Faraó - Um convite.pptx
Slides Lição 2, Betel, A proposta de Faraó - Um convite.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
Globalização e Neoliberalismo análise.pptx
Globalização e Neoliberalismo análise.pptxGlobalização e Neoliberalismo análise.pptx
Globalização e Neoliberalismo análise.pptx
ssuserca5163
 
Nematelmintos. Nematelmintos.Nematelmintos.
Nematelmintos. Nematelmintos.Nematelmintos.Nematelmintos. Nematelmintos.Nematelmintos.
Nematelmintos. Nematelmintos.Nematelmintos.
SorayaLuz3
 
Normas da Resvista Horizonte - UTDEG 2025
Normas da Resvista Horizonte - UTDEG 2025Normas da Resvista Horizonte - UTDEG 2025
Normas da Resvista Horizonte - UTDEG 2025
helpdesk554516
 
slide de aula 4 Nova Ordem Mundial.pptx
slide de aula 4  Nova Ordem Mundial.pptxslide de aula 4  Nova Ordem Mundial.pptx
slide de aula 4 Nova Ordem Mundial.pptx
ssuserca5163
 
Seção 5 - A Ética e Outras Ciências (Texto original de Vázquez).pdf
Seção 5 - A Ética e Outras Ciências (Texto original de Vázquez).pdfSeção 5 - A Ética e Outras Ciências (Texto original de Vázquez).pdf
Seção 5 - A Ética e Outras Ciências (Texto original de Vázquez).pdf
Benedito Luciano Antunes de França
 
SLIDES RESUMO 1º TRIMESTRE DE 2025 CENTRAL GOSPEL.pptx
SLIDES RESUMO 1º TRIMESTRE DE 2025 CENTRAL GOSPEL.pptxSLIDES RESUMO 1º TRIMESTRE DE 2025 CENTRAL GOSPEL.pptx
SLIDES RESUMO 1º TRIMESTRE DE 2025 CENTRAL GOSPEL.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
Gênero textual e tipologia textual suas características
Gênero textual e tipologia textual suas característicasGênero textual e tipologia textual suas características
Gênero textual e tipologia textual suas características
EdclebertonAndrade3
 
apresentacao -30 CIAED - doacao Missao Bologna 2025.pdf
apresentacao -30 CIAED - doacao Missao Bologna 2025.pdfapresentacao -30 CIAED - doacao Missao Bologna 2025.pdf
apresentacao -30 CIAED - doacao Missao Bologna 2025.pdf
FredericoPecorelli4
 
TIPOS DE ADJETIVOS. EXPLICAÇÃO E DEFINIÇÃO
TIPOS DE ADJETIVOS. EXPLICAÇÃO E DEFINIÇÃOTIPOS DE ADJETIVOS. EXPLICAÇÃO E DEFINIÇÃO
TIPOS DE ADJETIVOS. EXPLICAÇÃO E DEFINIÇÃO
TeresaMenesesMagalha
 
Atividade de arte - TANGRAM
Atividade  de arte    - TANGRAM Atividade  de arte    - TANGRAM
Atividade de arte - TANGRAM
Mary Alvarenga
 
Livro de Microbiologia_Biotecnologia.pdf
Livro de  Microbiologia_Biotecnologia.pdfLivro de  Microbiologia_Biotecnologia.pdf
Livro de Microbiologia_Biotecnologia.pdf
SC Fernandes
 
Resolução 351 consolidada - Comunidade Lis Soboll
Resolução 351 consolidada - Comunidade Lis SobollResolução 351 consolidada - Comunidade Lis Soboll
Resolução 351 consolidada - Comunidade Lis Soboll
giovannaqahal
 
mapa-mundi para aulas de geografia no terceiro ano do ensino medio
mapa-mundi para aulas de geografia no terceiro ano do ensino mediomapa-mundi para aulas de geografia no terceiro ano do ensino medio
mapa-mundi para aulas de geografia no terceiro ano do ensino medio
maria aparecida coelho lira
 
Anelídeos. ANELLIDA. FILO ANELLIDA. ANELIDEOS
Anelídeos. ANELLIDA. FILO ANELLIDA. ANELIDEOSAnelídeos. ANELLIDA. FILO ANELLIDA. ANELIDEOS
Anelídeos. ANELLIDA. FILO ANELLIDA. ANELIDEOS
SorayaLuz3
 
6ºAno Revisão Prova Paulista matemática 6ºano
6ºAno Revisão Prova Paulista matemática 6ºano6ºAno Revisão Prova Paulista matemática 6ºano
6ºAno Revisão Prova Paulista matemática 6ºano
Fabiane56
 

Ensino à DistâNcia E O Professor

  • 1. No ensino à distância a sala de aula
  • 3. Segundo Moran : – É um processo de aprendizagem que faz uso de novas tecnologias, tais como: Internet; correio; rádio; TV; vídeo; CD-ROM, assim como outras tecnologias semelhantes. -Neste processo de aprendizagem o professor e aluno estão separados espacial e temporalmente, no entanto existe interacção e interlocução entre professor/aluno/ professor e entre alunos.
  • 4. Pedagógica – formula objectivos comuns ao grupo, atribui tarefas e problemas, sugere leituras, coloca questões de forma criativa e estimulante, encoraja à participação, estimula a reflexão e modera discussões. Social – fala de interacção positiva e coesão entre o grupo. Promoção de encontros entre os estudantes do mesmo grupo, para que se conheçam melhor e criem relacionamentos.
  • 5. Administrativa – estabelecimento com o grupo de horários, procedimentos a ter ao longo do curso, responsabilidades, saber gerir as necessidades do grupo, ou individuais que surjam. Planificação de materiais que melhor se coadunam com o grupo e tecnologias a adoptar. Técnica – criação de rotinas para a utilização de meios de comunicação por forma a não serem tropeço para o aprender e estudar do aluno.
  • 6. Motivador - de realização de tarefas e actividades planeadas Facilitador – de processos interactivos entre alunos Moderador – de discussões entre alunos Colaborador – ajuda o aluno na construção do conhecimento Cooperativo – na resolução de problemas, atento a ajudar Comunicativo – utiliza ferramentas de comunicação Colega – inspirador de confiança
  • 7. Morgado, Lina; in: Discursos, III Série, nº especial, pp. 125-138, Univ. Aberta, 2001 “ O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades Moran, José Manuel; “O que é educação a distância”